Plano 53 A

No plano de selagem 53A há um reservatório de fluido de barreira externo pressurizado que fornece fluido limpo para a câmara de selagem do fluido de barreira. O líquido de barreira é mantido a uma pressão superior à pressão da caixa de selagem.

O líquido de barreira circula entrando e saindo do reservatório, por meio de um dispositivo de circulação interno. Para maximizar a circulação do líquido de barreira, convém que as perdas na tubulação sejam minimizadas pela seleção adequada da dimensão do tubo, eliminação de conexões, uso de curvas de raio longo e redução no comprimento da trajetória da tubulação.

O plano de selagem 53A é utilizado com um selo de arranjo 3 e utilizado em serviços onde nenhum vazamento para a atmosfera pode ser tolerado. Também pode ser selecionado para aplicações onde a bomba pode ser operada a seco ou o fluido de processo da bomba pode ser prejudicial para as faces de selagem.

Um sistema do plano de selagem 53A é composto por selos mecânicos duplos com um líquido de barreira entre eles. O líquido de barreira é contido em um reservatório que é pressurizado acima da pressão da caixa de selagem. O vazamento do selo interno deve ser o vazamento do líquido de barreira para dentro do produto. Sempre haverá algum vazamento. Se as pressões relativas da caixa de selagem variarem de forma significativa, as tensões do selo interno e externo podem ser reduzidas pela aplicação de um regulador de pressão diferencial controlado. 

Um orifício de 3 mm (0,125 pol.) é fornecido na linha de alimentação do gás de pressurização para limitar o seu fluxo para dentro do processo no caso de uma falha do selo interno.

Os seguintes comentários comparam as diferenças e considerações entre todos os planos de selagem pressurizados duplos (planos de Selagem 53A, 53B e 53C) e planos de selagem não pressurizados duplos (Plano de selagem 52). O plano de selagem 53 é geralmente escolhido sobre o plano de selagem 52 para produtos sujos, abrasivos ou polimerizantes que danificariam as faces de selagem ou causariam problemas com o sistema do líquido de buffer, se o plano de selagem 52 fosse utilizado.

Há duas características operacionais de um plano de selagem 53 que são notáveis, conforme descrito a seguir.

a) O líquido de barreira limpo fornece lubrificação nas faces de selagem, porém o líquido de barreira que passa através das faces do selo interno entrará no fluxo do processo bombeado. Portanto, o líquido de processo deve ser compatível com o líquido de barreira e deve ser capaz de tolerar uma pequena quantidade de contaminação.

b) Convém que a pressão do reservatório sempre exceda a pressão máxima da caixa de selagem em no mínimo 0,14 MPa (1,4 bar) (20 psi). Se a pressão do reservatório for menor que a pressão da caixa de selagem, então o sentido de fluxo do vazamento normal através do selo interno deve ser invertido e o sistema do selo deve começar a operar como um plano de selagem 52. O líquido de barreira pode ficar contaminado com o líquido de processo bombeado possivelmente, criando um líquido de barreira perigoso e aumentando a possibilidade de falha do selo.