.jpg)
No plano de selagem 54 há um sistema de fluido de barreira externo pressurizado que fornece líquido limpo para a câmara do fluido de barreira do selo. O plano de selagem 54 é utilizado com selos para líquido de arranjo 3 e o líquido de barreira é mantido a uma pressão superior à pressão da caixa de selagem. O líquido de barreira é circulado por uma bomba externa ou sistema de pressão. O projeto do sistema, incluindo os instrumentos, trocadores de calor, filtros e outros componentes, está fora do escopo desta Norma.
Os sistemas do plano de selagem 54 também são sistemas pressurizados de selo duplo com vazamento do selo interno para dentro do produto bombeado. Em um plano de selagem 54, um produto limpo e frio de uma fonte externa é fornecido ao selo como um líquido de barreira. A pressão de alimentação deste produto é de pelo menos 0,14 MPa (1,4 bar) (20 psi) superior à pressão que o selo interno está vedando de forma oposta. Isso resulta em um pequeno vazamento do fluido de barreira dentro do processo. Convém que este plano com um selo de arranjo 3 nunca seja utilizado quando a pressão do líquido de barreira for inferior à pressão selada. Se fosse utilizado este plano, a falha de um selo interno poderia contaminar todo o sistema do líquido de barreira e provocar falhas adicionais no selo.
O plano de selagem 54 é muitas vezes utilizado em serviços quando o fluido bombeado está quente, contaminado com sólidos, ou quando o indutor de fluxo interno é incapaz de alimentar uma vazão suficiente. Se o plano de selagem 54 for especificado, considerar cuidadosamente a confiabilidade da fonte do líquido de barreira. Se a fonte for interrompida ou contaminada, as falhas resultantes no selo são muito caras para serem corrigidas. Um sistema de líquido de barreira adequadamente projetado é tipicamente complexo e muitas vezes caro. Quando esses sistemas forem adequadamente projetados, eles proveem os sistemas mais confiáveis.